QUE TAL SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?

11/04/2011 17:06

 QUE TAL SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?

TEXTO-BASE: E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito. Ef.  5.18

 

v  INTRODUÇÃO

 

A BÍBLIA FALA DA ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DESDE O PRINCÍPIO DAS COISAS.Gn 1.2, diz: E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.A EXPRESSÃO “PAIRAVA SOBRE A FACE DAS ÁGUAS” PODE SER TRADUZIDA LITERALMENTE POR “CONTINUAVA COBRINDO-A”.O ESPÍRITO SANTO TRAZ ORDEM ONDE HÁ VAZIO, ABRINDO CAMINHO PARA A PODEROSA ATUAÇÃO DO DEUS CRIADOR.

 

v  ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO A.T

 

§  NA CRIAÇÃO DO UNIVERSO

 

Gn 1.2  E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

 

Is 40.12-13  Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças?

Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou?

 

§  NA CRIAÇÃO DO HOMEM

 

Gn 1.26  E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

 

Jó 33.4  O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.

 

§  NA CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA NATUREZA

 

Is 40.7  Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do SENHOR. Na verdade o povo é erva.

 

§  INSPIRANDO PROFETAS

 

DAVI - II Sm 23.2 O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.

 

EZEQUIEL – Ez 2.1-2 E DISSE-ME: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.

Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.

 

MIQUÉIAS – Mq3.8 Mas eu estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, e de juízo e de força, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.

 

§  NAS ESCRITURAS

 

II Pe 1.21  Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

 

At 1.16  Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;

 

§  INSTRUINDO O POVO DE DEUS

 

Ne 9.20  E deste o teu bom espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede.

 

§  NA POLÍTICA

 

JOSÉ – Gn 41.38 - E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?

 

MOISÉS E OS 70 – Nu 11.25 e 27 - Então o SENHOR desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.

Então correu um moço e anunciou a Moisés e disse: Eldade e Medade profetizam no arraial.

 

§  DANDO CORAGEM

 

GIDEÃO – Jz 6.34 Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele.

 

JEFTÉ – Jz 11.29  Então o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés, passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom

 

§  DANDO FORÇA

 

SANSÃO – Jz 14.6 Então o Espírito do SENHOR se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.

 

SANSÃO – Jz 15.14   E, vindo ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do SENHOR poderosamente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que se queimaram no fogo, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos.

 

§  DANDO CAPACIDADE MECÂNICA

 

BEZALEL – Ex 31.2-5  Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,

E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor,

Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre,

E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor.

 

MESMO HAVENDO O ESPÍRITO SANTO SEMPRE ATUADO NA TERRA E SOBRE OS HOMENS, ISSO ACONTECIA DE UMA MANEIRA LIMITADA; ISTO É ATUAVA EM MOMENTOS ESPECÍFICOS E EM PESSOAS ESPECÍFICAS, MAS  HAVIA UMA PROMESSA DE UM DERRAMAMENTO DELE SOBRE TODA A CARNE.VEJAMOS  A PRINCIPAL E MAIS CLARA PROMESSA DO A.T.

 

JOEL 2.28-29

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

 

 

v  O ESPÍRITO NO N.T

 

NO N.T ENCONTRAMOS A PRIMEIRA MENÇÃO DA PROMESSA ANUNCIADA POR JOÃO BATISTA:

 

Mt 3.11

 

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

 

AQUI JOÃO SE REFERE DIRETAMENTE A PESSOA DE JESUS; PORQUE ELE É QUE FARIA CUMPRIR A PROMESSA DO A.T;HAVENDO ELE MESMO CONFIRMADA QUE ESSA PROMESSA SE CUMPRIRIA.

 

Jo 14.16-17

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

 

Jo 14.25-26

Tenho-vos dito isto, estando convosco.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

 

 

Lc 2.49

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

 

At 1.5

Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

 

At  1.8

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

 

 

v  O CUMPRIMENTO DA PROMESSA

 

§  O pentecoste.

A palavra Pentecoste passou a ser usada para designar a efusão do Espírito Santo, por ter essa promessa se cumprido nesse dia.

§  O cumprimento da promessa. 

Foi exatamente no dia da grande festa que Jesus escolheu para cumprir o que tinha prometido; cumprindo assim também o que já estava predito desde o antigo testamento.

Jesus havia ressuscitado na Páscoa Jo 19. 31; 20. 1. Apareceu aos discípulos por espaço de quarenta dias At 1. 3. Foi assunto ao céu At 1. 9. Obedecendo ao mandamento de Jesus para não sair de Jerusalém enquanto não recebesse a promessa Lc 24. 49; At 1. 4. Os discípulos subiram para o cenáculo, onde perseveraram em oração aqueles dez dias que restavam. Da Páscoa ao Pentecostes eram cinqüenta dias; Jesus subiu ao céu quarenta dias após a Páscoa; sobraram dez dias.

Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem At 2. 1-4

Esta foi à primeira manifestação da promessa. Encontramos em o Novo Testamento outras manifestações, como na casa de Cornélio At 10. 48. No versículo 44 lemos: Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.

At 10.44-48

E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.

E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.

Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.

Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?

E mandou que fossem batizados em nome do SENHOR. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.

Após Filipe ter evangelizado Samaria, Pedro e João desceram ate lá, e oraram por aqueles que tinham se convertido A 8. 5-17. O versículo 17 deste texto diz: Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.

Também quando Paulo chega a Éfeso, e encontra ali doze discípulos que só conheciam o batismo de João; e nem sabiam que havia espírito Santo At 19. 1-7. E vemos mais uma vez a confirmação da promessa: Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.

Lembramo-nos aqui também do grande avivamento do século IXX. Também de William Seymour e a Rua Azusa, na cidade de Los Angeles - EUA tem marcado profundamente o Cristianismo dos últimos cem anos. E até hoje o pentecoste ainda não cessou. Continuaremos pregando a respeito dessa maravilhosa grassa que nos é dada pelo Senhor Jesus.

 

v  O PROPOSITO DA PROMESSA

Poder para testemunhar de Jesus.

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra At 1. 8.

A palavra “virtude” ou “poder” no texto acima é originaria do grego ??????? (dynamin); desta palavra provem também: dínamo e dinamite. Dynamin fala de poder, força, algo explosivo, e que gera energia. É este o poder que recebemos quando fomos batizados com o glorioso Espírito Santo. Com esse poder em nossas vidas, somos capazes de vencer o diabo e o mundo; e pregar o Evangelho a toda criatura, seguindo-nos assim os sinais Mc 16. 15-

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

A palavra testemunhas, como lido acima, é tradução do vocábulo grego ???????? (matyres); significa ser testemunha ou testemunhar de algo ou de alguém; viver e andar no nome de alguém; mesmo que para isso seja necessário morrer. Sejamos então testemunhas do Senhor; porque isto é maravilhoso!

v  PARA QUEM É A PROMESSA

É para os crentes.

Todos os que crêem, e arrependidos dos seus pecados, aceitarem a Jesus como único e suficiente salvador; e buscarem a promessa do batismo com o Espírito Santo; certamente o receberão.

Entendemos claramente que a promessa do Batismo no Espírito Santo não era só para os Apóstolos, como tentam ensinar lideres de algumas seitas; mas que a promessa era para os Judeus daqueles dias, para seus filhos e para todos os que estavam longe (os gentios): Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar At 2. 39.

Em outras referencias bíblicas estudadas acima, vimos que pessoas que não eram israelitas recebendo a promessa; e isso em tempos bem posteriores ao dia de pentecostes. Com isso compreendemos que a promessa também é para os nossos dias. E com isso lebramos também de quando a promessa se cumpriu em nossas vidas. Lembro-me muito bem de quando fui batizado no Espírito Santo. Fazia apenas quarenta e dois dias que eu tinha aceitado a Jesus como meu salvador. em uma oração com aproximadamente seis pessoas em uma casa muito humilde, Jesus me encheu de poder naquele dia. Já se passaram dezoito anos em que sou testemunha do meu Senhor  

CONCLUSÃO

Falar da promessa do batismo no Espírito Santo é falar de algo maravilhoso. Analisando o relato bíblico juntamente com a história secular, nos maravilhamos e nos alegramos! Pois Deus é fiel no cumprimento das suas promessas..

v  A IMPORTÂNCIA DE SER CHEIO DO ESÍRITO SANTO

 

SOMENTE ATRAVÉS DO ENCHIMENTO DO ESPÍRITO SANTO CONSEGUIREMOS VIVER UMA VIDA AGRADÁVEL AO SENHOR E CUMPRIR SEUS PROPÓSITOS.SEM A AJUDA E O PODER DO ESPÍRITO SANTO É IMPOSSÍVEL PERMANECER FIRME NA PRESENÇA DE DEUS.É ELE QUEM NOS CAPACITA PARA VENCER AS LUTAS E TRIBULAÇÕES,NOS DÁ UNÇÃO PARA TESTEMUNHARMOS E SER VASOS DE HONRA.SOMENTE DEPOIS DO ENCHIMENTO DO ESPÍRITO SANTO OS APÓSTOLOS COMEÇARAM A FLUIR EM DEUS.

§  ONDE SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?

a.        NO CORPO

I Co 6.15-20

Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum!

Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: "Os dois serão uma só carne".

Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.

Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

Rm 8.1-11

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

a fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.

A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;

a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.

Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.

E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

b.       NA ALMA

Cl 3.1-3